quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Futuro mais seco


Embora divididos quanto às causas das severas variações climáticas, num ponto os climatologistas são unânimes: a situação tende a piorar.
"Os especialistas acreditam que todos os fenômenos climáticos extremos irão aumentar na África Ocidental, haverá tanto períodos de seca mais longos quanto chuvas mais fortes", alerta Hermann Lotze-Campen, agroeconomista do Instituto Potsdam de Pesquisa do Impacto Climático.
"Condições climáticas extremas, somadas a altas temperaturas que ultrapassam 45º C nos Estados da região de Sahel, deverão agravar a escassez de água e tornar a região ainda mais seca."
As notícias não são boas para uma região cuja existência é extremamente dependente da renda gerada pela plantação de painço e algodão. "Menos chuva significa menos lucros. Segundo estimativas, nas próximas décadas a colheita no Sahel deverá cair entre 20% e 50%. E isto, num momento em que países como o Níger terão a maior taxa de crescimento demográfico do mundo", explica Chris Reij, especialista em agricultura sustentável do Centro de Cooperações Internacionais da Universidade Livre de Amsterdã.



Fonte:
http://www.dw.de/grandes-solu%C3%A7%C3%B5es-por-meios-simples-no-oeste-da-%C3%A1frica/a-16135488

Nenhum comentário:

Postar um comentário